7 de Julho: Dia Internacional do Cooperativismo.

05/07/2018 14:59 | Última Atualização: 05/07/2018 15:02
Pin It

Essa data busca conscientizar a população sobre o cooperativismo. Este dia reforça a importância da atuação das cooperativas em projetos de transformação nas áreas onde atuam!

Cooperar significa somar esforço e trabalho para atingir um mesmo fim. A cooperação é uma prática ancestral da humanidade em prol de sua própria sobrevivência ou de uma comunidade, uma civilização, um país ou, ainda, de uma classe social ou profissional. Segundo antropólogos e historiadores, a formação de grupos que não teriam sobrevivido sem o sentido de cooperação visava proteger interesses econômicos e garantir a subsistência dos núcleos sociais.

Curiosidades:

Foi no mundo moderno ocidental que o conceito de cooperativismo ganhou identidade. Porém a versão contemporânea é resultado do movimento operário e de seus princípios ideológicos que tiveram origem a partir da Revolução Industrial dos séculos 18 e 19.

O Sistema Unimed:

Hoje, o Sistema Unimed está presente em 84% do território nacional, formado por cerca de 348 cooperativas médicas e mais de 114 mil médicos cooperados.

Saiba mais sobre o surgimento do Sistema Cooperativista da Unimed clicando aqui.

Pin It